Verbo Regulares e Irregulares - 7º ano / COM ATIVIDADES
CONJUGAÇÃO 1º AR / 2º ER /
3º IR
SINGULAR
Eu CANTO / COMO
/ PARTO
Tu CANTAS / COMES / PARTIS
Ele CANTA – FALA / COME VENDE /PARTI SENTI
PLURAL
Nós CANTAMOS / COMEMOS /PARTIMOS
Vós CANTAIS / COMEIS / PARTIS
Eles CANTAM/ COMEM / PARTEM
II PARTE
COMER / PEDIR /CABER – FORMA NOMINAL INFINITIVO
1º pessoa do singular
EU COMO /
PEÇO / CAIBO –
Pedir / Caber apresentam IRREGULARIDADE
- mudança no radical ou desinência
TU COMES / PEDES / CABES
ELE COME / PEDE / CABE
NÓS COMEMOS / PEDIMOS / CABEMOS
VÓS COMEIS / PEDIS / CABEIS – irregularidade
ELES COMEM / PEDEM / CABEM
Ser - infinitivo - É um verbo irregular
presente------
P. imperfeito --------- p. perfeito-----f. presente---- f. pretérito
eu - sou --------- era --------------------fui
----------serei ------------ seria
tu - és----------- eras -------------------foste--------serás-------------serias
ele – é-- ---------
era --------------------foi---------- será---------------seria
nós - somos ----- éramos ------------fomos---------seremos------------seríamos
vós - sois ------- éreis ---------------fostes---------sereis------------seríeis
eles – são ---------eram------------------
foram------- seriam-----------seriam
ATIVIDADE DE
REVISÃO SOBRE VERBO
Leia o texto com
atenção. Em seguida, responda o que se pede.
A menininha foi
visitar a avó no campo. A avó tinha uma criação enorme de aves, e a menininha,
que morava na cidade, ficou encantada. De repente, passeando pelos arredores da
fazenda da vovó, ela viu um pavão. Voltou correndo para casa e, toda alegre,
avisou para a vovó:
– Vovó… vovó… uma
de suas galinhas está dando flor!
(Ziraldo)
1- Que situação
gera o humor do texto?
2- Circule todas as formas verbais encontradas no texto.
3- Reescreva todas
as formas verbais circuladas no texto passando-as para o infinitivo.
IR - VISITAR - TER - MORAR - FICAR - PASSEAR - VER - VOLTAR - CORRER - AVISAR- ESTAR - DAR.
4- Circule a vogal
temática de cada verbo da questão anterior.
5- Indique a
conjugação de cada verbo da questão 3, com base na vogal temática identificada
na questão 4.
1º CONJUGAÇÃO "TERMINAM EM AR" : VISATAR - MORAR - PASSEAR - VOLTAR - FICAR - AVISAR - ESTAR E DAR.
2º CONJUGAÇÃO "TERMINAM EM ER" : TER - CORRER - VER
3º CONJUGAÇÃO "TERMINA EM IR" : IR
6- Identifique e
descreva os elementos da estrutura das seguintes formas verbais, retiradas do
texto:
VISITAR : VISIT - RADICAL , A- VOGAL TEMÁTICA , R - MARCA DO ININITIVO
CORRENDO: CORR - RADICAL , E - VOGAL TEMÁTICA, NDO - MARCA DO GERÚNDIO.
MORAVA: MOR - RADICAL, A - VOGAL TEMÁTICA, VA - DESINENCIA MODO TEMPORAL E NÚMERO PESSOAL.
7- Leia o seguinte
trecho: “A menininha foi visitar a avó no campo”.
a) Quantos verbos
há no trecho? 02 VERBOS
b) O que esses
verbos formam? LOCUÇÃO VERBAL
c) Classifique
esses verbos em auxiliar ou principal.
FOI VERBO AUXILIAR - VISITAR VERBO PRINCIPAL - MARCA DO INFINITIVO.
8- Quais verbos do
texto estão no gerúndio? Escreva-os.
CORRENDO, PASSEANDO E DANDO
9- Leia o seguinte
trecho: “Uma de suas galinhas está dando flor”.
a) Quantos verbos
há no trecho? 02 VERBOS
b) O que esses
verbos formam? LOCUÇÃO VERBAL
c) Classifique
esses verbos em auxiliar ou principal.
ESTÁ - VERBO AUXILIAR
DANDO - VERBO PRINCIPAL - GERÚNDIO
10- Como é formada
uma locução verbal?
R- É FORMADA POR DOIS VERBO QUE INDICAM APENAS UMA AÇÃO, UM VERBO AUXILIAR E O OUTRO SERÁ VERBO PRINCIPAL, SENDO O VERBO PRINCIPAL SEMPRE EM UMA DAS TRÊS FORMAS NOMINAIS (INFINITIVO, GERÚNDIO E PARTICÍPIO).
11- Qual a
terminação que indica que os verbos estão no gerúndio?
R- NDO/NDA
12- O que é
gerundismo e como ele é formado?
R- O USO EXAGERADO DOS VERBOS NO GERÚNDIO DENTRO DE UM TEXTO.
13- Dê um exemplo
de gerundismo.
R- PESSOAL
14- Quais são as
três formas nominais do verbo e qual a terminação de cada uma delas?
R- GERÚNDIO - NDO/NDA, PARTICIPÍO - DO/ TO e INFINITIVO - R.
15- Diga o modo
(indicativo, subjuntivo ou imperativo) em que cada verbo foi empregado nas
seguintes frases.
Indicativo - Indica CERTEZA.
Subjuntivo - Indica um DÚVIDA / HIPOTESE.
Imperativo - Indica uma ORDEM / PEDIDO / CONSELHO.
a) “Venha para
casa, senhora, por favor.” Imperativo. pedido
b) Dê-me um pouco
de água. Imperativo - pedido
c) “Voltou
correndo para casa.” Indicativo - afirmando dando uma certeza.
d) “A avó tinha
uma criação enorme de aves.” Indicativo - certeza.
e) Talvez eu volte
atrás na minha decisão. Subjuntivo - dúvida, possibilidade.
f) Se tudo der
certo, terminarei o trabalho esta semana. Subjtuntivo - possibilidade / Indicativo - certeza.
16- Identifique o
número (singular/plural) e a pessoa (1ª/2ª/3ª) de cada forma verbal a seguir.
a) cantou - Ele - 3º pessoa do singular.
b) andamos - Nós - 1º pessoa do plural.
c) falo - Eu - 1º pessoa do singular.
d) estudas - Tu - 2º pessoa do singular.
e) amais - Vós - 2º pessoa do plural.
f) pulam - Eles - 3º pessoa do plural.
17- Identifique o
tempo (pretérito perfeito, presente, futuro do presente) de cada um dos
seguintes verbos.
a) cantei: Pretérito Perfeito - Aconteceu apenas uma vez.
b) ando: Presente - O momento da fala.
c) falarei: Futuro do Presente - Ação que tenho certeza que vai acontecer.
d) pulaste: Pretérito Perfeito - Ação no passado sem repetição.
e) falas: Presente - O momento da fala.
f) estudaremos: Futuro do Presente - Ação que eu tenho creteza que vai acontecer.
18- O que são
verbos regulares e verbos irregulares e como podemos fazer para identificá-los?
R- Os verbos regulares são os verbo que não apresetam alteração , quando conjugados, em seu radical e suas desinências. ja os verbos irregulares são aqueles que apresentam alteraçãos ou mudanças nos radicais ou desinências.
19- Conjugue os
seguintes verbos no presente e no pretérito perfeito (do modo indicativo) e
classifique-os em regulares ou irregulares.
a) vir EU - fui
b) cantar
c) trazer - Eu TRAGO
d) fazer EU FAÇO
e) amar
f) andar
g) ver - EU VEJO
h) saber - EU SEI
i) estudar
20- Identifique os
verbos que estão no particípio e diga se o particípio é regular ou irregular.
a) A garota havia
falado besteira no discurso. Regular - DO
b) O menino já
tinha aberto o presente. Irregular TO
c) O rapaz chegou
ao trabalho todo molhado. Regular DO
d) Ele tinha
partido pela manhã. Regular DO
e) Nós já tínhamos
caminhado pela manhã. Regular DO
f) A mãe tinha
coberto o filho. Irregural TO
g) Os alunos
tinham feito o trabalho. Irregular TO
Comentários
Postar um comentário