Atividade para o 9° ano - Orações Subordinadas Substantivas - 08/04/2021.
Olá, turma!
Conforme combinamos hoje em nossa aula, estou deixando os vídeos https://www.youtube.com/watch?v=X-NpxepW31o
ATIVIDADE
01. A seguir você verá uma tirinha que ajudará a fixar
o conceito de orações subordinadas substantivas:
•
Parece que estaremos numa desvantagem de
dez-pra-um.
•
Então sugiro que nos desaproximemos.
Comparando as orações subordinadas substantivas grifadas, devem ser elas classificadas,
respectivamente, como:
(A)
predicativa e objetiva direta
(B)
objetiva direta e subjetiva
(C)
apositiva e objetiva indireta
(D) subjetiva e
objetiva direta
(E)
ambas são objetivas diretas
02. Na tirinha à
direita, há, na segunda fala do espantalho, um período composto por subordinação. Identifique-o e, depois, divida-o em orações,
classificando cada uma conforme o quadro abaixo:
• Período: SEMPRE TENHO A IMPRESSÃO DE QUE ESTOU NO
BICO DO CORVO!
ORAÇÃO |
CLASSIFICAÇÃO |
|
|
|
|
03. Em
Matemática dizemos que a ordem dos fatores não altera o produto. Todavia, em
Língua Portuguesa, esse princípio é questionável. Nos períodos compostos por subordinação abaixo, trocou-se a ordem
das palavras nas orações principais. Essa
troca interferiu na classificação de cada subordinada substantiva grifada ou não? Responda de forma justificada, deixando
bem claro a classificação de cada uma.
➢
Será fundamental que
haja comprometimento de todos os participantes ao longo da competição.
➢
O fundamental será que
haja comprometimento de todos os participantes ao longo da competição.
04. Cuidado,
as aparências enganam! Observando as subordinadas
substantivas destacadas abaixo,
você pode ficar com a impressão de que todas, em razão de enorme semelhança
visual, cumprem a mesma função sintática em relação às respectivas orações principais.
Entretanto, seus olhos podem lhe pregar uma peça. Compare-as, analise-as e diga
a classificação exata de cada uma.
➢ Lembro que, na infância, éramos vizinhos no Fonseca!
➢ Lembro-me de que, na infância, éramos vizinhos no Fonseca!
➢ Tenho lembrança de que, na infância, éramos vizinhos no Fonseca!
Analise a tirinha a seguir
relacionada à questão 05.
05. A respeito do texto acima, é possível considerar
que:
(A) é
uma crítica às leis que foram criadas para a proteção da mulher, pois, na
história acima, a namorada é vítima, sendo maltratada pelo rapaz.
(B) a história acima
relata um fato muito comum nos dias atuais: a necessidade de se mostrar feliz
nas redes sociais, mesmo que a realidade não seja tão boa.
(C) o
casal retratado na história acima é a realidade de todo casal atualmente.
(D) no
segundo quadrinho, a moça pede educadamente que o namorado feche a boca para
comer, mas ele não entende.
06. Veja duas versões da mesma tirinha da personagem
Mafalda:
Em cada uma há uma subordinada substantiva. Copie cada oração, dando sua respectiva classificação.
Ao final, explique, sintaticamente, as peculiaridades sintáticas que
interferiram na sua análise. Procure lembrar as orientações de seu professor.
07.
A inteligência moral e a emocional da criança pedem corpo saudável e mente
educada, bem como o entendimento de seu propósito no mundo. Abandonada ou
distanciada da figura paterna, pode ficar vulnerável. Assim, a tirinha à
direita sugere:
(A)
nitidamente que a criança confunde o pai com um
personagem da TV.
(B)
que a criança questiona ser filho da TV, uma vez que ela é a
responsável por ensiná-lo, satisfazê-lo e orientá-lo, substituindo os pais em
suas funções de auxílio, companhia e afeto.
(C)
que a TV poderia ser facilmente substituída por um
computador, tendo em vista o aumento do número de crianças com acesso à
internet.
(D)
no trecho: “seguir ao lado do filho pelas trilhas da
vida!” está relacionado às televisões portáteis e às de bolso.
tem o gabarito?
ResponderExcluirpfvr, pode me passar o gabarito?
ResponderExcluir